terça-feira, 25 de outubro de 2011

            A arte de ensinar

          Dia desses um garoto de oito anos contava para a mãe suas experiências na sala de aula. Comentava sobre cada professor, sua maneira de ser e de transmitir ensinamentos.
          Dizia que gostava muito das aulas de uma determinada professora, embora não gostasse muito da matéria.
          Comentava, ainda, que detestava ter que assistir às aulas de sua matéria preferida porque não gostava da professora.
          Dizia, com a franqueza que a inocência infantil permite: A professora de História está sempre de mau humor. Ela grita com a gente por qualquer motivo e nunca sorri.
          Quando passa uma lição e algum aluno não faz exatamente como ela mandou, faz um escândalo. Todos os alunos têm medo dela.
          Já a professora de Português está sempre sorrindo. Brinca com a turma e só chama atenção quando alguém está atrapalhando a aula. Eu até fiz uma brincadeira com ela um dia desses, e ela riu muito.
          E, antes de sair para suas costumeiras aventuras com os colegas, o garoto acrescentou: Agora eu sei que, por mais complicada seja a matéria, o que faz diferença mesmo, é o professor.
          De uma conversa entre mãe e filho, aparentemente sem muita importância, podemos retirar sérias advertências.
          E uma delas é a responsabilidade que pesa sobre os ombros daqueles que se candidatam a ensinar.
          Muitos se esquecem de que estão exercendo grande influência sobre as mentes infantis que lhes são confiadas por pais desejosos de formar cidadãos nobres.
          Talvez pensando mais no salário do que na nobreza da profissão, alguns tratam os pequenos como se fossem culpados por terem que passar longas horas numa sala de aula.
          Quem aceita a abençoada missão de ensinar, deve especializar-se nessa arte de formar os caracteres dos seus educandos, muito mais do que adestrar-se em passar informações pura e simplesmente.
          É necessário que tenhamos consciência de que cada aluno que passa por uma sala de aula, levará consigo, para sempre, as marcas indeléveis de suas lições. Sejam elas nobres ou não.
          É imprescindível que sejamos realmente mestres, no verdadeiro sentido do termo.
          Que ensinemos com sabedoria, entusiasmo e alegria.
          Que exemplifiquemos a confiança, a paz, a amizade, o companheirismo e o respeito.
           Por fim, todo professor deverá ter sempre em mente que a sua profissão é uma das mais nobres, porque é a grande responsável por iluminar consciências e formar cidadãos de bem.

         Por Rafael Vaz l Publicado em Educação e Comportamento l 21 de Outubro de 2011

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Mensagem aos Professores


Continue a Dar Bons Frutos


Você tem um valor grandioso professor,
Cumprindo o seu papel de ensinar,
De levar conhecimento a pessoas que os terão aplicados
 E aprendidos pelo o resto da vida.
 O que seria do maior de todos os seres?
 Se não existisse o professor?
 Onde estariam os médicos, engenheiros, diplomatas?
  Se não pudesse contar com a sua atuação.
 Pensando dessa maneira fica mais fácil perceber
 O quanto você é importante,
 Tem valor e precisa cada vez mais
Ter um lugar de destaque.
 Agradeço-lhe por tudo,
Inclusive pela dedicação ao ensinamento,
 Pelo dom que tão bem aplica.
 A quem tanto faz para o bem da humanidade,
 Os meus parabéns pelo o dia do professor.
 Continue a dar bons frutos!!!
                                   
                                                     
            Com Carinho,
                   Alenilde.


                                                               

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Ideias de atividades para a semana da criança

 Olá professores! O dia das crianças está chegando e para auxiliá-los na elaboração e desenvolvimento de seus planos de aula, para esta semana, sugiro a vocês que utilizem as Cantigas de Roda e realizem com muita diversão as atividades propostas....!!

A importância das cantigas de roda

     
   As cantigas de roda são as formas mais elementares de dança, nas quais existem ritmo e movimento. É uma atividade completa de grande valor educativo, onde a criança se envolve integralmente. A dança e a musica no ensino fundamental forma uma dupla indispensável para o desenvolvimento da criança, representam a natural expressão de uma infância feliz, e contribui para o desenvolvimento rítmico, corporal, da lateralidade, respiração, percepção visual e auditiva, ajuda também a desenvolver a organização temporal e espacial. As brincadeiras cantadas são apresentadas de acordo com o desenvolvimento e a maturidade da criança, brincando de roda exercita o raciocínio e a memória, estimula o gosto pelo canto e desenvolve naturalmente os músculos.
          Mais que passatempos, as brincadeiras de roda desenvolvem a expressão oral, a audição e o ritmo dos pequenos. Enquanto rodam no pátio, cantando as divertidas canções, eles ainda se exercitam, trabalhando o equilíbrio e a coordenação motora. Vale um lembrete: é importante que os alunos conheçam a coreografia tradicional das cirandas como forma de preservar nossa cultura. Mas incentive as adaptações e a criação de movimentos. Assim, você mantém o interesse da garotada em alta.

As brincadeiras de roda mais conhecidas são:
A BARATA
Que bicho! Só conta mentira e nem liga se ninguém acredita
MÚSICA
A barata diz que tem
Sete saias de filó.
É mentira da barata,
Ela tem é uma só.
(bis)
Ah! Ah! Ah!
Oh! Oh! Oh!
Ela tem é uma só!
A barata diz que tem
Uma cama de marfim.
É mentira da barata,
Ela tem é de capim.
(bis)
Ah! Ah! Ah!
Oh! Oh! Oh!
Ela tem é de capim!
A barata diz que tem
Um sapato de fivela.
É mentira da barata,
O sapato é da mãe dela.
(bis)
Ah! Ah! Ah!
Oh! Oh! Oh!
O sapato é da mãe dela!
PARTICIPANTES No mínimo dois.
ORGANIZAÇÃO Em roda ou livre.
COMO BRINCAR As crianças cantam e, de mãos dadas, vão rodando ao ritmo da canção. Quando chegam no verso "Ah! Ah! Ah! / Oh! Oh! Oh!", elas se soltam, param de rodar e fingem dar risadas. Depois, você pode estimular a garotada a criar outras coreografias para essa canção.

A CANOA VIROU
Esta roda é diferente: tem gente de frente e de costas. O desafio é não perder o passo
MÚSICA
A canoa virou,
Por deixá-la virar,
Foi por causa do Pedrinho,
Que não soube remar.
Se eu fosse um peixinho
E soubesse nadar,
Tirava o Pedrinho
Do fundo do mar.
PARTICIPANTES No mínimo dois.
ORGANIZAÇÃO Em roda.
COMO BRINCAR As crianças giram cantando somente a primeira parte da música até
o verso "Quem não soube remar". Elas trocam "Pedrinho" pelo nome de um colega.
O escolhido se solta, vira-se de costas para o centro da roda e dá as mãos novamente
para os vizinhos. A cantoria recomeça e o grupo vai elegendo um a um os companheiros
até que todos tenham sido chamados e estejam de costas. Ainda girando, eles começam
a cantar a segunda parte da canção, chamando novamente os colegas, um a um.
O escolhido se solta dos amigos e volta à posição original. A brincadeira termina
quando todos estiverem novamente de frente para o centro da roda.

 A GALINHA DO VIZINHO
Ela é um espanto: bota ovo amarelo! Com ela, a turminha vai aprender a contar
MÚSICA
A galinha do vizinho
Bota ovo amarelinho.
Bota um, bota dois, bota três,
Bota quatro, bota cinco, bota seis,
Bota sete, bota oito, bota nove,
Bota dez!
PARTICIPANTES No mínimo dois.
ORGANIZAÇÃO Em roda.
COMO BRINCAR
As crianças cantam a música e ao chegar ao número dez dão um pulo e se agacham.

A LINDA ROSA
A cantiga tem princesa, rei e, claro, uma bruxa má
MÚSICA
A linda Rosa juvenil, juvenil, juvenil,
A linda Rosa juvenil, juvenil.
Vivia alegre no seu lar, no seu lar, no seu lar,
Vivia alegre no seu lar, no seu lar.
Mas uma feiticeira má, muito má, muito má,
Mas uma feiticeira má, muito má
Adormeceu a Rosa assim, bem assim, bem assim,
Adormeceu a Rosa assim, bem assim.
Não há de acordar jamais, nunca mais, nunca mais,
Não há de acordar jamais, nunca mais.
O tempo passou a correr, a correr, a correr,
O tempo passou a correr, a correr.
E o mato cresceu ao redor, ao redor, ao redor,
E o mato cresceu ao redor, ao redor.
Um dia veio um belo rei, belo rei, belo rei,
Um dia veio um belo rei, belo rei
Que despertou a Rosa assim,
bem assim, bem assim,
Que despertou a Rosa assim, bem assim.
PARTICIPANTES No mínimo seis.
ORGANIZAÇÃO Três crianças representam a Rosa, o rei e a feiticeira. As demais se organizam em roda, com a Rosa no centro.
COMO BRINCAR As crianças cantam a cantiga em roda representando alguns trechos. Quando chegam ao verso "Adormeceu a Rosa assim...", a feiticeira entra no círculo e joga um feitiço na Rosa, que "dorme" deitando no chão. Ao cantar "E o mato cresceu ao redor...", as que estão na roda mostram o mato crescido esticando os bracinhos sobre a Rosa. No final, a Rosa e o rei saltam ou fazem um corrupio mostrando o quanto estão felizes.
 MÚSICA
Cachorrinho está latindo
Lá no fundo do quintal.
Cala a boca, cachorrinho,
Deixa o meu benzinho entrar.
Ô esquindô lê, lê!
Ô esquindô lê, lê, lá, lá!
Ô esquindô lê, lê!
Não sou eu que caio lá!
PARTICIPANTES No mínimo três.
ORGANIZAÇÃO Em roda com uma criança no centro.
COMO BRINCAR A turma gira e canta. No verso "Ô esquindô lê, lê!", as crianças batem palmas. A do centro escolhe um colega. Os dois cantam essa parte pulando ora com um pé, ora com outro. A criança do centro cede o seu lugar para a escolhida da roda e todos recomeçam.
 CARANGUEJO
Será que caranguejo é peixe? Aqui não importa
MÚSICA
Caranguejo não é peixe,
Caranguejo peixe é.
Caranguejo só é peixe
Na enchente da maré.
Ora, palma, palma, palma!
Ora, pé, pé, pé!
Ora, roda, roda, roda,
Caranguejo peixe é!
PARTICIPANTES No mínimo dois.
ORGANIZAÇÃO  Em roda.
COMO BRINCAR
As crianças giram e, no verso "Ora, palma, palma, palma!", todas batem palmas; em "Ora, pé, pé, pé!", batem os pés no chão; e ao cantar "Ora, roda, roda, roda", giram de mãos dadas até o fim da música. No último verso, "Caranguejo peixe é!", elas agacham.

CIRANDA, CIRANDINHA
A meninada recita um verso no fim da música. Quem conhece as quadrinhas mais bonitas?

MÚSICA
Ciranda, cirandinha,
Vamos todos cirandar.
Vamos dar a meia-volta,
Volta e meia v amos dar.
O anel que tu me deste
Era vidro e se quebrou.
O amor que tu me tinhas
Era pouco e se acabou
Por isso, dona Ana,
Entre dentro dessa roda,
Diga um verso bem bonito,
Diga adeus e vá-se embora.
PARTICIPANTES No mínimo três.
ORGANIZAÇÃO  Em roda.
COMO BRINCAR
As crianças giram e cantam. No verso "Por isso, dona Ana", elas colocam o nome de um colega, que entra na roda e, assim que termina a canção, recita um verso.


COMO BRINCAR No verso "Faz doce, sinhá faz doce, sinhá", as crianças imitam uma pessoa mexendo com uma colher em uma panela. Depois, dão as mãos e voltam a girar até o verso "Ele pula, ele roda". Nesse momento, elas fazem o que a letra da música manda: pulam, giram no próprio lugar e requebram com as mãos na cintura.

ESCRAVOS DE JÓ

Atenção, muita atenção para não errar os movimentos
MÚSICA
Escravos de Jó
Jogavam o caxangá:
Tira, põe,
Deixa ficar!
MATERIAL Uma pedrinha para cada criança ou qualquer outro objeto pequeno.
PARTICIPANTES No mínimo dois.
ORGANIZAÇÃO Em círculo, sentados no chão.
COMO BRINCAR Cada um coloca uma pedrinha à sua frente. Enquanto canta, a criança pega a sua pedra e coloca na frente do colega, sentado à sua direita. Nos versos "Tira, põe / Deixa ficar!", todas tiram a pedrinha da frente do colega, colocam na sua frente e a deixam ali por alguns segundos. Quando cantam "Guerreiros com guerreiros", as crianças retomam os movimentos até o verso "Fazem zigue, zigue, zá!" Nesse momento, os participantes seguram a pedra movimentando-a de lá para cá e deixando-a, por fim, na frente do colega.

EU SOU POBRE, POBRE

Duas crianças dançam em vaivém. Enquanto isso, as demais torcem para serem escolhidas

MÚSICA
Eu sou pobre, pobre, pobre,
De marré, marré, marré,
Eu sou pobre, pobre, pobre,
De marrédeci.
Eu sou rica, rica, rica,
De marré, marré, marré,
Eu sou rica, rica, rica,
De marrédeci.
Eu queria uma de vossas filhas,
De marré, marré, marré,
Eu queria uma de vossas filhas,
De marrédeci.
Escolhei a qual quiser,
De marré, marré, marré,
Escolhei a qual quiser,
De marrédeci.
Eu de pobre fiquei rica,
De marré, marré, marré,
Eu de rica fiquei pobre,
De marrédeci.
PARTICIPANTES No mínimo quatro.
ORGANIZAÇÃO Duas crianças de frente: a mãe rica e a pobre. As demais ficam atrás da mãe pobre.
COMO BRINCAR A mãe pobre anda em direção à rica e canta os primeiros versos. Ao chegar perto, ela se afasta. A segunda quadra é cantada pela outra, que avança em direção à pobre. Elas se alternam até a rica escolher alguém. Essa canta a última parte da música e tudo recomeça.
FUI NO ITORORÓ
O escolhido pelos amigos vai para o centro da roda, mas logo leva alguém para dançar com ele
MÚSICA
Fui no Itororó,
Beber água, não achei.
Achei bela morena
Que no Itororó deixei.
Aproveita, minha gente,
Que uma noite não é nada.
Se não dormir agora,
Dormirás de madrugada.
Ó, dona Maria,
Ó, Mariazinha,
Entrarás na roda,
Ficarás sozinha!
Sozinha eu não fico
Nem hei de ficar
Porque tenho Pedro
Para ser meu par.
(bis)
Põe aqui o seu pezinho,
Bem juntinho ao pé do meu
E depois não vá dizer
Que você se arrependeu.
PARTICIPANTES No mínimo quatro.
ORGANIZAÇÃO Em roda.
COMO BRINCAR O grupo troca "Maria" e "Mariazinha" pelo nome de um colega, que entra na roda. Esse escolhe um outro para dançar com ele colocando o pé à direita e à esquerda do pé.

MARCHA, SOLDADO
Um atrás do outro, os pequenos vão marchando

MÚSICA

Marcha, soldado,
Cabeça de papel!
Quem não marchar direito
Vai preso pro quartel.
PARTICIPANTES No mínimo dois.
ORGANIZAÇÃO Em fileiras.
COMO BRINCAR As crianças marcham enquanto cantam a música.

O CRAVO BRIGOU COM A ROSA
 Briga, reconciliação e... lágrimas

MÚSICA

O cravo brigou com a rosa
Debaixo de uma sacada.
O cravo saiu ferido
E a rosa despedaçada.
PARTICIPANTES No mínimo seis.
ORGANIZAÇÃO Em roda.
COMO BRINCAR As crianças giram cantando. Duas, no centro, representam o cravo e a rosa.

PEIXE VIVO
Com a letra na ponta da língua, os pequenos vão se divertir inventando cenas e passos de danças
MÚSICA
Como pode o peixe vivo
Viver fora d’água fria?
Como pode o peixe vivo
Viver fora d’água fria?
Como poderei viver?
Como poderei viver?
Sem a tua, sem a tua,
Sem a tua companhia.

Os pastores desta aldeia,
Já me fazem zombaria,
Por me ver assim chorando,
Por me ver assim chorando,
Sem a tua, sem a tua,
Sem a tua companhia.
PARTICIPANTES No mínimo dois.
ORGANIZAÇÃO Livre.
COMO BRINCAR As crianças cantam a música enquanto encenam ou dançam livremente.
 SAPO CURURU
Cada um representa um sapinho diferente durante a cantiga

MÚSICA

Sapo cururu
Na beira do rio.
Quando o sapo grita, ó, maninha!
É que está com frio.
A mulher do sapo
É que está lá dentro
Fazendo rendinha, ó, maninha,
Pro seu casamento.
PARTICIPANTES No mínimo dois.

ORGANIZAÇÃO Livre.
COMO BRINCAR As crianças cantam a música enquanto encenam ou dançam livremente.
SE ESTA RUA FOSSE MINHA
Os pequenos giram e esperam ser escolhidos por quem está no centro

MÚSICA

Se esta rua,
Se esta rua fosse minha,
Eu mandava,
Eu mandava ladrilhar,
Com pedrinhas,
Com pedrinhas de brilhantes,
Para o meu,
Para o meu amor passar.
Nesta rua,
Nesta rua tem um bosque,
Que se chama,
Que se chama solidão.
Dentro dele,
Dentro dele mora um anjo,
Que roubou,
Que roubou meu coração.
Se eu roubei,
Se eu roubei teu coração,
Tu também,
Tu também roubaste o meu,
Se eu roubei,
Se eu roubei teu coração,
É porque,
É porque te quero bem.

PARTICIPANTES No mínimo três.

ORGANIZAÇÃO Em roda com uma criança no centro.
COMO BRINCAR A última parte é cantada apenas por quem está no centro. Quando termina de cantar, ela abraça um colega que a substitui.
TEREZINHA DE JESUS
As crianças giram e, no fim da música, quem está no centro escolhe seu substituto

MÚSICA

Terezinha de Jesus,
De uma queda,
Foi ao chão.
Acudiram três cavalheiros,
Todos os três de chapéu na mão.

O primeiro, foi seu pai,
O segundo, seu irmão,
O terceiro, foi aquele
Que a Tereza deu a mão.

PARTICIPANTES No mínimo três.
ORGANIZAÇÃO Em roda com uma criança no centro.
COMO BRINCAR O grupo gira cantando. No fim da cantoria, a criança do centro puxa para o meio a que deverá substituí-la.
Sugestões de atividades para o trabalho de alfabetização com cantigas de roda.
·        Cantar a letra da música escrita na lousa, acompanhando com o dedo;
·        Procurar e listar no caderno palavras do texto que comecem com a mesma letra;
·        Apagar algumas palavras que compõem cada verso e pedir aos educandos para completar, escrevendo a palavra que falta;
·        Completar as letras que faltam nas palavras ou sentenças tiradas da música.Ex. procurar e listar palavras do texto com a mesma quantidade de letras, que terminam com o mesmo som e formar novas palavras a partir de algumas palavras do texto (como: soldado – sol e dado );
·        Dramatizar a música associando à expressão corporal;
·        Ilustrar com desenhos partes da música;
·        Reescrita em dupla da letra da música;
·        Copiar os versos da música em tiras de papel para recompor novamente todo o texto;
·        Organizar um álbum de músicas significativas com a classe;
·        Destacar algumas frases da música de forma incompleta para o educando descobrir o que falta;
·        Consultar o significado de uma lista de palavras do texto e coloca-las em ordem alfabética;
·        Procurar em caça palavras algumas palavras da música e passar o lápis em torno dela. Reescrever estas palavras por ordem crescente, de acordo com o numero de letras;
·        Fazer uma lista de palavras do texto ligar: palavra à letra inicial ou ao desenho;
·        Montar quebra-cabeça com palavras da música;
·        Explorar o título e mensagem da música;
·        Representação da música em outra linguagem: desenho, pintura, colagem, mímica, coreografia etc.;
·        Completar as palavras que faltam nas frases da música;
·        Cantar trechos de músicas diversas para os educandos dizerem o título;
·        Descobrir o nome da música através do movimento da boca;
·        Adivinhar o título de uma música através de pistas.

  Espero que as sugestões oferecidas, possam lhes ajudar...
                         
                         Sucesso.....!!!!!       

                           Alenilde.